13 de agosto de 2019

resumo das notícias do dia

Tony Franco

Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo...

Câmara deve votar ‘MP da Liberdade Econômica’

A Medida Provisória 881/19, chamada por parlamentares de ‘MP da Liberdade Econômica’, deve ser votada pelo plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (13). O ministro da Economia, Paulo Guedes, é um dos defensores da proposta, que, de acordo com ele, ‘limitará abusos’ do Estado. O projeto, que perde validade se não for aprovado pelo Congresso até o final do mês, visa restringir o poder regulatório do Estado para, na visão do governo, melhorar o ambiente de negócios no país. (Tony Franco FM 90.3 via VEJA.com e Reuters)

PSL pede fim de sigilo de ação que liga PCC ao PT

Os senadores do PSL Soraya Thronicke (MS) e Major Olimpio (SP) protocolaram um ofício junto ao Ministério Público Federal pedindo a quebra de sigilo da operação Cravada, em que supostos membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) afirmam tem um ‘diálogo cabuloso’ com o PT. No ofício, endereçado à Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, Thronicke e Olimpio alegam que ‘as afirmações feitas são graves e é de fundamental importância que o inteiro teor de todos os diálogos e demais dados, constantes da investigação, tornem-se públicos’. (Tony Franco FM 90.3 via VEJA.com)

RJ: jogador de base é morto durante operação policial

O jovem Dyogo Coutinho foi morto ontem durante uma operação policial na comunidade da Grota, em Niterói, no Rio de Janeiro. Jogador da categoria de base do América, o menino de 16 anos estava deixando a comunidade indo para um treino quando foi atingido por um tiro nas costas. A morte de Dyogo Coutinho gerou revolta aos moradores da comunidade onde o menino morava. Como resposta, algumas pessoas organizaram um protesto. (Tony Franco FM 90.3 via Lance)

UNE marca protestos contra cortes na educação

A União Nacional dos Estudantes realiza nesta terça-feira (13) atos em 79 cidades de todas as 27 unidades da Federação contra cortes na Educação. Será o 3º protesto nacional da entidade neste ano. Entre as demandas das manifestações, está a revogação do contingenciamento no orçamento das despesas discricionárias das universidades. (Tony Franco FM 90.3 via Poder360)

CNMP deve atrasar julgamento de Dallagnol

O Conselho Nacional do Ministério Público deve adiar o julgamento do procurador Deltan Dallagnol. O líder da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba é acusado de fazer campanha contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL). O julgamento, inicialmente está marcado para esta terça-feira (13). A causa do possível atraso seriam novos documentos e informações adicionadas pelo emedebista para a investigação. Ao recebê-los, o órgão do MPF precisaria de mais tempo para analisá-las e dar início ao julgamento. (Tony Franco FM 90.3 via Poder360)

Dodge prorroga por mais um ano Lava Jato no PR

Em campanha para ser reconduzida ao cargo, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, decidiu prorrogar por mais um ano os trabalhos da força-tarefa da Lava Jato no Paraná. Esta é a quinta vez que as atividades do grupo são prorrogadas, desde a sua criação, em 2014. Ao todo, a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba conta atualmente com uma equipe de 69 pessoas, entre procuradores, servidores, contratados e estagiários. (Tony Franco FM 90.3 via Estadão)

Moro se opôs à apreensão do celular de Cunha, diz site

O ex-juiz federal Sergio Moro instruiu os procuradores da operação Lava Jato a não apreender os celulares do então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.Na véspera da prisão do emedebista, no dia 18 de outubro 2016, o procurador Deltan Dallagnol consultou Moro sobre a apreensão dos aparelhos parlamentar. A conversa foi divulgada nesta segunda-feira, 12, pelo site ‘BuzzFeed News’, em parceria com o ‘The Intercept Brasil’. (Via VEJA.com)

Bolsa cai e dólar sobe em dia de pânico na Argentina

Os mercados no Brasil não foram poupados da turbulência que tomou conta da Argentina na segunda-feira (12). O principal índice da bolsa brasileira cedeu 2%, aos 101.915 pontos, com quase todas as ações no vermelho. Em forte baixa, os papéis de Petrobrás, Vale e Itaú Unibanco e Bradesco ajudaram a pressionar o indicador. O dólar avançou 1,05%, aos R$ 3,9837. É o maior patamar para um encerramento desde 28 de maio (R$ 4,0242). (Tony Franco FM 90.3 via Exame.com)

Governo: dedução médica no IR terá teto

O secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, afirmou na segunda-feira que o governo pretende estabelecer um teto de renda para que os brasileiros possam ter acesso à dedutibilidade de despesas médicas na declaração do Imposto de Renda para Pessoas Físicas, na proposta de reforma tributária que está sendo elaborada pela equipe econômica. (Tony Franco FM 90.3 via Estadão)

FBI busca suposto membro da Al-Qaeda no Brasil

O FBI, espécie de Polícia Federal dos EUA, afirmou na segunda (12) que busca um suspeito de integrar a organização terrorista Al-Qaeda. Segundo o comunicado, Mohamed Ahmed Elsayed Ahmed Ibrahim é procurado para interrogatório sobre 'papel que supostamente desempenhou como agente e facilitador da Al Qaeda'. ‘Ele esteve, supostamente, envolvido no planejamento de ataques contra os Estados Unidos e seus interesses, e no fornecimento de apoio material para Al Qaeda desde, aproximadamente, 2013. Ele está no Brasil’, diz a nota. (Tony Franco FM 90.3 via Estadão)

Derrota nas primárias põe em dúvida governo Macri

A derrota expressiva do presidente da Argentina, Mauricio Macri, nas eleições primárias deu origem a um debate sobre sua governabilidade até a data de passar a faixa presidencial ou, se reeleito, tomar posse para um novo mandato, o dia 10 de dezembro. O primeiro turno da votação ocorre no dia 27 de outubro. Um dia depois da votação nas primárias, o dólar abriu com forte alta e as ações argentinas em queda de dois dígitos.(Via BBC News Brasil)

Tony Franco Fm 90.3/MSN Notícias

COMPARTIR:

Notas Relacionadas