11 de septiembre de 2019

Crime Ambiental: Lixo é jogado às margens da MS 430 em São Gabriel do Oeste

Tony Franco FM 90.3

Enquanto a Prefeitura se esforça para manter a cidade limpa e de acordo com as Legislações Ambientais...

Enquanto a Prefeitura se esforça para manter a cidade limpa e de acordo com as Legislações Ambientais, algumas pessoas infelizmente andam na contramão. Um exemplo claro disso, é a grande quantidade de lixo que está sendo depositada irregularmente numa chácara às margens da MS 430, próximo à AABB, saída para Rio Negro,.

Esta semana a nossa reportagem foi procurada para registrar esse caso de desrespeito ao meio ambiente, problema que está acontecendo não só neste local, mas em outros locais ao redor da cidade e quase sempre os autores acabam impunes por falta de constatação e até por falta de cooperação de pessoas que às vezes presenciam a ação desses infratores e não denunciam.

O deplorável hábito de jogar lixo às margens de estradas e em alguns terrenos baldios, para que aconteça, basta que alguém inicie para que em pouco tempo o volume de lixo e entulho aumente cada vez mais. O cidadão que depposita lixo nesses locais, além de estar cometendo um crime ambiental, está também colocando a saúde pública em risco.

Na grande maioria das vezes não são as pessoas do local que jogam, mas principalmente outros, vindos de outros locais e que tentam encontrar um “jeitinho” prático de se livrar do lixo sem ter que arcar com suas responsabilidades ambientais.

A destinação de resíduos sólidos em local impróprio gera transtornos para a comunidade e para quem age dessa forma pode ser responsabilidade criminalmente conforme a lei 9.605 de 1998 em seu artigo 54. “A lei diz que provocar poluição de qualquer natureza pode resultar em prisão de 1 a 5 anos, caso o infrator seja preso em flagrante”, disse.

“É uma vergonha o que fazem aqui. Pessoas vêm, depositam o seu lixo e simplesmente ignoram o cuidado com o meio ambiente”, protesta o proprietário da chácara onde foram encontrados grande quantidade de lixo, na localidade próxima à MS 430 (Rodovia que liga São Gabriel do Oeste a Rio Negro).

Tony Franco FM 90.3

COMPARTIR: